
Planta esquemática do segundo andar do edifício de ensino fundamenta (3ª e 4ª série).

O prédio onde se encontram as salas do ensino fundamental e os laboratórios de informática, artes e ciência, possui dois andares e volume recortados por janelas que acompanham o uso interno. Suas salas possuem orientação sul e os laboratórios foram locados em ambas extremidades.
•ACESSÍVEL PELAS DUAS EXTREMIDADES DO EDIFÍCIO
•INTEGRADO COM OS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIA E INFORMÁTICA
•TODAS AS SALAS DE AULA POSSUEM ORIENTAÇÃO SUL
•FACHADA VENTILADA DE ACM
•VENTILAÇÃO PELO FORRO
fundamental
Projeto desenvolvido no 4° semestre (ateliê II) para concepção de um projeto de uma ESCOLA. O programa exigia 5 setores distintos: setor administrativo, setor de serviços, setor pedagógico infantil, setor pedagógico fundamental e setor multiuso, além de quadra poliesportiva, biblioteca e auditório. Cada um destes setores foram subdivididos de forma a atender as 8 turmas que a escola receberia.
PARTIDO
Incitar um dos principais valores quando se trata de aprendizado, a curiosidade. Procuramos meios para que a criança aprenda por iniciativa própria através uma curiosidade que é natural dela. Ao contrário de inibir a criança de mexer, de explorar de experimentar coisas novas, a escola. foi projetada para ser o ponto inicial de uma nova formação que incentiva a pesquisa, campo crucial para a evolução da humanidade.
O prédio do ensino infantil, onde se encontram as creches e a pré-escola, foi posicionado com a fachada voltada para o leste de forma que todas as salas pudessem ter seu maior lado beneficiado pelo sol da manhã.
Seu volume escalonado se deu como uma maneira de ganhar espaço de vivência na frente do prédio para as crianças da creche e da pré-escola, e ganhar volume nos fundos do prédio, usado como praça de leitura. Assim, a volumetria do prédio define os espaços externos em seu entorno.


A biblioteca possui volumetria inspirada em um livro aberto e é um dos principais visuais da escola. Em seu centro, posicionamos uma pracinha com uma árvore central de médio porte, que se projeta acima do telhado, agregando-se ao volume do livro como uma ilustração.
Sua posição também é estratégica, com fachada voltada para uma área ampla, facilitando a leitura do volume.





Ferramentas utilizadas para conceber o projeto de ATELIÊ II:
Plantas baixas: Desenho à mão.
Perspectivas 3D: SKETCH-UP

ESCOLA

biblioteca
contexto
creche e pré-escola
4 º SEMESTRE
2013/2
5º SEMESTRE
2014/1
6º SEMESTRE
2014/2
ARQUITETÔNICO
RESORT
ARQUITETÔNICO
CLÍNICA