

PROJETO DE REABILITAÇÃO E RESTAURO ARQUITETÔNICO DO COMPLEXO RELIGIOSO DO CONVENTO DA PENHA PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL
Ferramentas utilizadas para conceber o projeto de TÉCNICAS RETROSPECTIVAS:
Plantas baixas: Revit.
Perspectivas 3D: Revit.
Pós-produção: Photoshop.
A intervenção proposta com objetivo de tornar o CONVENTO DA PENHA acessível a pessoas com deficiências locomotoras e sensoriais tem como diretriz secundária, mas igualmente relevante a preservação da integridade do patrimônio histórico. Tendo em vista este princípio, obtivemos como proposta para acesso à igreja dois elevadores instalados no interior do batistério.
para que possam ser acessados desde o nível inferior, aonde a passarela acessível dá acesso (nível 120), um túnel foi aberto criando uma conexão até um hall de espera para os elevadores.

contexto

separação dos usos através de zonas para melhor entendimento das interferências.

Plano geral das intenções de projeto.

Cronograma para implantação das modificações de modo a não inviabilizar o acesso e uso do complexo religioso.
A ambiência pensada tanto para o túnel quanto para o hall de espera busca evidenciar a materialidade do local, intervindo o mínimo possível com revestimentos. Com isso, têm-se como intensão que o usuário sinta que o percurso é natural, ou seja, ele está explorando um túnel que já existia no local.
Situado 15 metros abaixo do batistério, o hall com pé direito de sete metros abriga as duas cabines dos elevadores com uma parede cortina de vidro, criando um cenário com maior amplidão e transparência, deixando em maior evidência os materiais naturais do local.










PROPOSTAS

veja abaixo o banner síntese de propostas de intervenção
Clique no banner para ampliá-lo.
ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM PARCERIA COM:

8º SEMESTRE
2015/2
6º SEMESTRE
2014/2
ARQUITETÔNICO
RESORT
ARQUITETÔNICO
CLÍNICA